Os benefícios da natação

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rafael_barretoOlá!

Na coluna anterior, contei um pouco da minha história e de como comecei a inserir o esporte em minha rotina. Hoje, vou falar sobre os primeiros resultados alcançados, sempre buscando inspirar novos adeptos de um estilo de vida mais saudável.

Em janeiro de 2013, comecei fazendo os exames médicos e a avaliação física, pois a academia em que me matriculei os tinha como pré-requisito para a prática das atividades. Então me matriculei na natação por indicação da minha namorada, que foi atleta na adolescência, e gostei da ideia, já que sou hiperativo e não conseguia ficar trancado em uma sala de musculação.

No terceiro mês de treinos, com 4 kg a menos, participei da minha primeira competição de natação, Copa Master de Natação-UNAMI, etapa de Limeira. Fiquei em 5o lugar em uma bateria de 20 pessoas, com um tempo de 14s31 nos 25m (pode parecer uma eternidade para quem já compete, mas para mim que estava aprendendo a nadar foi o máximo!). Estava muito feliz, pois estava emagrecendo, o que a princípio era meu principal objetivo, e tendo os resultados no esporte.

Para ajudar e acelerar o processo de  emagrecimento, comecei a correr, outra atividade física que nunca havia feito, pois não gostava e considerava chato, mas eu sempre soube que essa modalidade era muito boa para queimar gordura, além de trazer benefícios físicos e mentais. Outro fator importante que me fez começar a correr foi um beneficio que a empresa na qual eu trabalho oferece, um grupo de corrida orientado pelo Gustavo Medrane, meu atual professor.rafa_natacao

Enfim, eu fechava o ano de 2013 com o 2o lugar geral na competição de natação em piscina curta (25m) com tempo de 13s10, menos 1s da minha primeira prova e correndo 5 km abaixo de 23 minutos e 10 km abaixo de 50 minutos, o que parecia impossível de acontecer um ano antes.
 
Meu objetivo principal era emagrecer, e naquele momento já tinha emagrecido 10 kg, sem estresse e sem uso de drogas emagrecedoras, apenas com reeducação alimentar, disposição, motivação e acompanhamento profissional. 

"Com a prática da natação, o pulmão libera mais oxigênio ao sangue, coração e melhora o estado das células. Já as braçadas sucessivas ajudam a capacidade circulatória e cardiorrespiratória e no desenvolvimento dos músculos. Além disso, a natação traz benefícios pessoais, alivia as tensões diárias, melhora o raciocínio, a memória, aumenta o humor, a paciência e consequentemente a produtividade no trabalho e o convívio familiar.", explica o professor Gustavo Medrane.

Por hoje é só. Na próxima coluna, vou contar como inseri um novo esporte na minha rotina e os benefícios que isto me trouxe.

Quem quiser acompanhar meu cotidiano de treinamentos e competições pode me seguir no Instagram @rafaelbarreto83

Para aqueles que procuram um acompanhamento profissional para a prática esportiva recomendo os amigos do www.acaoeequilibrio.com.br

Obrigado e até a próxima!

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